Missão,Visão, Crenças e Valores

 




A programação da Fundação Cultural Avatar - está baseada no símbolo da estrela de seis pontas, com a Humanidade no centro. Como um hexagrama, ele imita a representação do homem com seus sete centros etéricos e também a organização septenária da própria Hierarquia Espiritual.

Os dois triângulos entrelaçados simbolizam o intento da Fundação em inspirar-se nas duas tríades - a superior e a inferior - para a realização de suas atividades.

O triângulo voltado para o alto envolve os três aspectos - Luz, Amor e Poder - que fundamentam o restabelecimento do Plano Divino na Terra.
As outras três pontas constituídas por Boa Vontade, Arte e Serviço, formam a contraparte da primeira tríade e complementam o alicerce das atividades propostas pela Fundação Cultural Avatar aos que com ela entram em contato.

A estrela permite a visualização geométrica na qual cada vértice desempenha sua tarefa específica unida ao propósito grupal de distribuir energia espiritual para a elevação e redenção da humanidade.


Objetivos e Propósitos da Fundação Cultural Avatar (livreto em pdf)


Programação da Fundação Cultural Avatar para 2015

Nossa saudade e agradecimento ao Dr Jayme Treiger, fundador e dirigente desta instituição, que partiu, em 19 de outubro de 2006, para os Mundos Superiores.

1-O curso "Introdução ao Estudo dos Sete Raios", proferido pelo Dr. Jayme Treiger, inicialmente gravado em fitas, num total de 12 aulas, foi editado e gravado em CDs. 
A coleção completa de doze (12)  CDs , está disponível para aquisição, com desconto.
A coleção contém os seguintes temas:
A Origem dos Raios;  Os Mitos;  O Trabalho dos Raios; Correspondência Entre Raios e Raças; Divisão da Humanidade Segundo os Raios; Virtudes Especiais; A psicologia e os Raios;  Os Impasses Atuais;  Os Raios vistos através da vontade; O Raio do Sistema Solar e o Raio do Homem;  Os Senhores dos Raios; e 
Os Raios - sua natureza - sua atuação sobre a alma.
2-O curso "Construção do Caminho Para os Mundos Superiores", também proferido pelo Dr. Jayme Treiger, totalmente re-editado e gravado em CDs, continua disponível.
Há um desconto na compra do conjunto dos 13 CDs, que correspondem às suas treze aulas.

Outras séries de gravações em fita, também serão objeto de transformação em CD. Estamos trabalhando para preservar o patrimônio cultural da Fundação e divulgá-lo ao público. 

Grupos de Estudos
Cursos, Palestras e "Workshops"

Programação da Fundação Cultural Avatar para 2015

Para ler ou "baixar" a programação do mês de Julho de 2015, clique aqui


GE I

Grupo de Estudos
“Seguindo os passos do Cristo”.

5ª feiras-18:30horas

Livro: "Supraterrestre"
“As pessoas podem perguntar qual das Iogas mostra o caminho mais curto para o conhecimento. Vocês conhecem a Agni Ioga – a síntese ardente – mas muitos ainda não se familiarizaram com este conhecimento ardente. Elas gostariam de ser direcionadas para uma das primeiras iogas conhecidas. Dentre estas, selecionarei a Karma Ioga - criatividade, trabalho consciente, aspiração à qualidade superior levarão ao Superior, pelo mais curto dos caminhos. Entretanto, a Karma Ioga exige tempo, enquanto a Agni Ioga pode ser chamada de o caminho da iluminação. Pensem como é belo o caminho da iluminação, mas não esqueçam como é difícil a tensão da iluminação”.
O Pensador dizia: “Que o mais difícil seja o mais belo.”                          
Supraterrestre §767




Intercalando a leitura do texto com observações e acréscimos por parte dos participantes, o estudo vai acontecendo, com a participação de todos.

O grupo continua aberto aos interessados na obra de Alice Bailey, a partir dos Ensinamentos do Mestre Tibetano e na obra de Helena Roerich com os Ensinamentos do Mestre Morya.

ENTRADA FRANCA  

Educação

Mundo Ardente 1 § 582
Mestre Morya

Educação.doc   "baixe"
Educação.html  - click e leia

 

GE II

Grupo de Estudos
"A Arte de Viver"

coordenação de
Iva Marques da Fonseca
&
Ana Maria Caldeira 

"Budismo"
Horário: 4ª feiras, âs 09:30h


O curso ministrado anteriormente  pela profª Iva,  "Os Trabalhos de Hercules" pode ser consultado clickando no link abaixo.


 

GE III
Grupo de Estudos
"Saint Germain"

coordenação: Walter Lace

Livro "A Presença Mágica"
aos domingos, às 10:15 horas
(Após a meditação e palestra dominical)

Alguns trabalhos e vídeos apresentados nesses estudos
 

GE IV
 
Palestras dominicais
(logo após a meditação)

Ver os temas no quadro referente a meditação, mais abaixo
 
Entrada Franca
 

Rita de Cassia Felicetti de Oliveira

de Brasília, disponibilizou, para ser colocado em nosso "site", sua Monografia do Curso de Psicologia Transpessoal da UNIBEM:

"O Ato da Vontade"

Um trabalho apoiado nos estudos do psicólogo italiano Roberto Assagioli: "A Psicossíntese"


Mensagem
 
       

Saint Germain

MestreSaint Germain

“Do que a humanidade mais carece, e os estudantes acima de tudo, é a aquisição da consciência da “Poderosa Presença do EU SOU”, rocha firme sobre a qual poderão permanecer a salvo, e livres das armadilhas da imaginação externa. Não são os aspectos negativos da morte em perspectiva, nem a denominada força estelar maléfica a ser anulada que o estudante precisa conhecer, mas a “Inconquistável, Onipenetrante Presença do EU SOU” que é a vida única e integral de seu ser, para a qual sua atenção deve ser dirigida e mantida com inflexão determinada.”                                    
 Os Discursos §168 




Onde há Cultura, há Paz e onde há Paz, há Cultura!


A Fundação Cultural Avatar dedica-se à ética e à elevação do espírito, diante da amplitude de valores e objetivos que faz circular na sociedade, através de atividades de cunho espiritual. O ser humano aprende a contemplar os mundos superiores que lhe impressionam a mente e o coração para que isso se torne uma realidade na Terra, através de ações humanas conscientes. Espiritual tem significado amplo, como elevação de consciência, inclusividade, comunhão internacional e fraternidade universal.  Para que esta aparente utopia se torne uma realidade, a Fundação propicia atividades que despertam o ser para o bom, o belo, o justo e o verdadeiro; cultiva as corretas relações do homem consigo mesmo, com o outro, com o meio ambiente, com os grupos que participa e com a sociedade em geral.
Ensina ao homem a reconhecer-se como cidadão do mundo, dando o melhor de seus esforços para a elevação da consciência da humanidade.


Notícias
No dia 17 de junho,  Elisa Treiger e Tania Gonçalves, a convite do Prof Stelling, compareceram  ao auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói, para a solenidade pelos 13 anos de fundação do IFEC (Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência) e a recente outorga do seu título de ENTIDADE FILANTRÓPICA.

A Fundação também poderá ser acessada através do facebook. Visite a página.



Boletins e Cartas de Notícias
 
WSI - World Service Intergroup
Realizou-se, em Genebra, mais um Conclave do WSI
(World Service Intergroup),
de 30/05 a 4/06, tendo como tema:
O Desenvolvimento do Plano: "Criando um Novo Relacionamento com o Tempo".
A Fundação esteve representada, com mais dois grupos brasileiros.

 
Amigos,
Com alegria comunicamos que a publicação ThoughtLIne estará disponível no site da Fundação Cultural Avatar.
Trata-se de um boletim mensal cuja tradução só se tornou viável graças ao empenho de um estudante da Sabedoria Eterna e dedicado servidor da Hierarquia Espiritual que se dispôs a dar parte de seu precioso tempo para realizar a tarefa.
Conservamos o título em inglês por ser muito forte naquela língua, mas concordamos com o tradutor que “Alimento para Reflexão” diz melhor em língua portuguesa do que a tradução literal, pois este boletim é fruto do trabalho meditativo do discípulo Tom Carney que vem há muitos anos se dedicando à divulgação do Ensinamento.
Como diz o Mestre Morya “as pessoas compreendem pouco que Nossas repetições pretendem encher o espaço... Logo uma ampla divulgação é muito útil. Cada vez que um documento é lido suas idéias transmutam a atmosfera...”
Esperamos que a leitura deste boletim mensal amplie a consciência de seus leitores.
       Fraternalmente,
         Tânia Araújo

Por intermédio do exercício dos Triângulos,
começamos a perceber as esferas internas da mente e do coração
de modo que a alma se torne visível
sua qualidade, sua luz e seu objetivo -
A luz e a boa vontade podem ser vistas em circulação por
      meio desta rede – tingindo toda a região da consciência humana.

Notícias positivas de todo o mundo relacionadas com o trabalho voluntário, o trabalho das Nações Unidas, e das organizações e instituições não governamentais.
A cultura da paz está emergindo em todas as áreas de atividade humana
Good News Agency reúne notícias positivas e construtivas do mundo todo relacionadas a trabalhos voluntários, ao trabalho das Nações Unidas, de organizações não-governamentais e de instituições engajadas na melhoria da qualidade de vida – notícias que não “morrem” com o passar de um dia. Sua distribuição feita gratuitamente pela Internet para mais de 10.000 jornalistas em 54 países e para 3.000 ONGs e 1.500 escolas de ensino médio, faculdades e universidades. É um serviço totalmente voluntário da Associazione Culturale dei Triangoli e della Buona Volontà Mondiale, uma associação educacional de caridade associada com Departamento de Informação Pública das Nações Unidas. No relatório final do Projeto Década da Cultura de Paz 2001-2010 apresentado à Assembléia Geral da ONU, o Good News Agency está incluído entre as três ONGs que têm desempenhado um papel importante no campo da Informação.*
A tradução das edições do inglês para o português foram feitas como trabalho voluntário pelo ccli consultoria lingüística – Brasil.  
Última edição: 
Good News Agency - ano 15°, n. 235 - 22 Maio 2015 (pt)
Outras edições no "site": http://www.goodnewsagency.org/pt/newsletter-archive.php
CURSO – O SEGUNDO NASCIMENTO
Curso, em forma de cartas, focalizando os Ensinamentos conjugados dos Mestres Jesus, Morya, Tibetano e Saint Germain, com o objetivo de orientar os estudantes, tornando acessíveis esses Ensinamentos. 
Não se trata de um trabalho meramente intelectual, mas sim um trabalho voltado para o despertar da intuição.
 Carta de Apresentação desse Curso, escrita por um " Irmão mais velho" - Introdução
 1a_Carta  2a_Carta  3a_Carta
 4a_Carta  5a_Carta  6a_Carta
 7a_Carta  8a_Carta 9a_Carta 

Participe assistindo ou lendo nossas palestras, adquirindo livros – diretamente na sede ou por reembolso postal.
Presenteie um amigo, ou faça sua doação para a edição de novos livros ou re-edição de livros esgotados.

Seminários

informações na secretaria da Fundação:
por telelefone: (21) 2621-0217, (21) 3587-3463 ou por e-mail: fc.avatar@hotmail.com



M E D I T A Ç Ã O
Meditação da Lua Cheia 

•    Lua Cheia Câncer
01 de julho (quarta feira) às 20h
Plenilúnio: 1 de julho às 23h21min
Pensamento Semente:
“Eu construo uma casa iluminada e lá habito.”

•    Lua Cheia de Leão
31 de julho (sexta feira) às 20h
Plenilúnio 31 de julho 07h44min
Pensamento semente:
“Eu Sou Aquele, Aquele Eu Sou.”

(
Este horário está dentro do critério estabelecido pelo Mestre Tibetano)

 
Veja o vídeo produzido pela Lucis Trust  no link a seguir:
Festival de Wesak (legendado)

Carta sobre os Três Grandes Festivais
---xxx---

Em Agosto
Lua Cheia de Virgem
Dia 29 de agosto – sabado – 20h

Considere como preparação para a meditação, o que é dito, em conjunto, no momento em que 
ela é praticada:
“Nós afirmamos o fato de nossa identificação com o Cristo, a Hierarquia, a Humanidade e o Plano Vivo.   (Pausa) 
E nós reconhecemos que a Vontade Divina governa”.


 
Que a Luz do Cristo esteja sempre presente em nossos corações, hoje e sempre!


Meditação para Promover a PAZ no Oriente Médio

Este é um convite para que se juntem a um grupo de pessoas interessadas ao redor do mundo que estão concentrando seus pensamentos unidos de amor e de boa vontade para que haja uma solução pacífica na crise do Oriente Médio, elevando as condições energéticas naquela região para o estabelecimento de uma vida melhor para todas as pessoas que moram lá.

  Meditação

Uma Prática de Meditação para Sentir Deus

produzida pela profª
Tânia Gonçalves de Araujo
ex-presidente da F.C.A.

Meditação Dominical

às 09:00 horas - (Entrada Franca)

mês de Julho 2015
dias: 

05 M.T.   (SG) A qualidade correta das
                       energias.
12 M.M.  (M)
Discernimento: sinal de
                         compreensão ardente.

19 M.M.  (NT) A negação de Pedro: dúvida
                          ou medo?
26 M.T.   (NT) Ato de Fé.                

Após a Meditação, os instrutores estarão à disposição para esclarecer dúvidas dos presentes, sobre a palestra

Atenção
1 – ao lado do dia temos a indicação da meditação
M.M. Meditação baseada em texto do Mestre Morya
M.T. Meditação baseada em texto do Mestre Tibetano
2 – ao lado dos temas das palestras dominicais, estamos indicando o ensinamento que serve de referência ao tema:
NT – Novo Testamento
SG – Saint Germain
M – Mestre Morya
T – Mestre Tibetano

Texto utilizado nas meditações dominicais
M. Morya
M. Tibetano
 


P U B L I C A Ç Õ E S
 A Fundação Cultural Avatar é detentora dos direitos autorais, no Brasil, sendo responsável pela tradução e  distribuição exclusiva, conforme autorização que nos foi outorgada por quem de direito, das obras de:
Alice A. Bailey  >= > Mestre Morya
 



Estamos trabalhando, permanentemente, na re-edição das obras esgotadas, para que os ensinamentos dos Mestres possam chegar aos que aspiram sorver desse nectar do conhecimento.
Para isso contamos com sua colaboração, compre livros e presenteie seus amigos, ou simplesmente faça uma doação em nome da Fundação Cultural Avatar.

 
      
 

Campanha de doação para a edição dos livros
DISCIPULADO
na
NOVA ERA
Banco do Brasil - Ag.0072-8 - Conta 303594-8



Mestre Tibetano
          As escolas elementares, ou primárias, podem ser consideradas como as guardiãs da civilização; devem preparar a criança para a cidadania, ensinar-lhe seu próprio lugar como uma unidade social e enfatizar suas relações grupais, adequando-a, assim, para viver inteligentemente e evocando a memória racial através dos cursos dados, com a finalidade de estabelecer as bases para suas relações humanas. A leitura, a escrita e a aritmética, a história elementar, a geografia e a poesia serão ensinadas. Devem ser-lhe ensinados certos fatos importantes da vida, verdades fundamentais, coordenação e controle. Os ginásios ou escolas secundarias; deveriam enfatizar os valores superiores da historia e da literatura e proporcionar alguma compreensão das artes.
                         Educação na Nova Era. § 48








   
Supraterrestre III
Supraterrestre IV

 
Caros amigos
Comunicamos que os livros
Supraterrestre III e IV

já estão disponíveis para venda!

Informações na Secretaria da Fundação.


Relançamento:
   Um Tratado sobre Magia Branca
   Cura Esotérica


Conheça os ensinamentos dos Mestres,
Veja trechos dos livros clickando nos ícones abaixo:





   HARMONIA E    BELEZA
Música:
  


Coro Jovem da UF


26 de julho – domingo – 12h

Filantropia
Instituição beneficiada: CASA MARIA DE MAGDALA
Doação sugerida: Alimentos não perecíveis.

 
Local: Fundação Cultural Avatar
Rua Pereira Nunes, 141 - Ingá - Niterói – RJ



informações: (21) 2621 0217 (21) 3587 3463
Apoio cultural:  Amigos das Artes
 
Arte através das Histórias Tradicionais
com Priscila Camargo, Atriz e Contadora de Histórias
visite o "site":  http://www.priscilacamargo.com


Exercite a prática de redirecionar o dinheiro para fins Hierárquicos, através da participação em nossa mobilização. 
 Pode ser utilizada a Conta de Poupança no Banco do Brasil, Agência 0072-8,   nº 303594-8, variação 11, para esse fim, ou o meio que julgar adequado.


Divulgue os Ensinamentos dos Mestres da Hierarquia Espiritual.

O depósito, para aquisição dos produtos, só deverá ser efetuado, após a confirmação dos preços e disponibilidade no estoque, pela Fundação Cultural Avatar. 
 
“De Tua Poderosa Essência provém tudo o que existe, e oxalá o compreendesse a humanidade!”

REFLEXÃO
“Pelo menos quando em perigo as pessoas deveriam compreender a necessidade de união- se não pelos corações, ao menos pela razão. Assim deve-se pensar em tempos de grande desastre.”   Supraterrestre I § 86


As religiões são como uma Luz Branca dentro de um farol, que tem em cada um de seus lados um vidro de cor diferente. Conforme o ângulo do observador, a luz pode ser roxa, azul, verde ou amarela... Se os vidros forem retirados, todos verão a luz em sua pura cor natural. Este fundo comum às religiões se explica porque todas são emanadas da Grande Fraternidade de Instrutores espirituais. (Helena Blavatsky)
41 anos divulgando literatura de ciência espiritual